Tropa de Elite 2

Ouvimos em off o Capitão Nascimento (Wagner Moura) falar logo após ter denunciado vários políticos e policiais corruptos na CPI aberta pelo deputado Fraga.   Roteiro: Bráulio Mantovani e José Padilha.

Capitão Nascimento – Eu fui pra CPI do Fraga pra detonar o sistema.  Eu fui lá pra falar a verdade, pra dizer o que eu estava sentindo. Contei tudo que eu sabia, reconheci meus erros e falei por mais de três horas. E dei porrada em muita gente. Botei muito político na cadeia. Por causa do meu discurso, teve filho da puta que foi pra vala muito antes do que esperava. Foi a maior queima de arquivos da história do Rio de Janeiro. E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. Agora me responda uma coisa, quem você acha que sustenta tudo isso? É… E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que os traficantes, os policiais e os milicianos matam tanta gente nas favelas. Não é à toa que existem as favelas. Não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília e que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda.

Anúncios

3 Respostas to “Tropa de Elite 2”

  1. Dexter Says:

    É, o sistema é foda. Vi este filme aí no Brasil poucos dias antes de pegar o vôo de volta pro Canadá. Sim, aqui também tem corrupção, claro. Mas as coisas não são desesperadoramente sufocantes como no Brasil. E, como bem disse o personagem, “Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo.”

    Encaro 50 cm de neve debaixo de -40ºC, mas não aguento mais ter que ver a cara limpa de tanta gente corrupta em tantos níveis diferentes.

    Abração, fí!

  2. LEILA ANDRADE Says:

    Tropa de Elite 2 – Na minha opinião, melhor que o primeiro.
    Realista e atual. Depois dele, as Unidades de Polícia Pacificadora
    devem ser questionadas!!! Só uma pergunta: “O Sistema” é primo do
    “Big Brother” do livro “1984” escrito por George Orwell???

  3. The names of bulls « SINIAV Says:

    […] system is much bigger than I thought.” – Captain Nascimento (Elite Troop […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: