A Loja Mágica de Brinquedos

Dedico este texto as minhas queridas primas Mariana, Leila, Cecília e Juliana pela grande perda que tiveram este ano. Força.

Sr. Magorium (Dustin Hoffman), um excêntrico dono de uma loja de brinquedos, conta para sua assistente Mahoney (Natalie Portman) que vai morrer naquele dia. Ela fica triste e não aceita. Então ele faz esse belo discurso. Roteiro: Zach Helm.

Sr. Magorium – Quando o Rei Lear morre no ato 5, sabe o que Shakespeare escreveu? Ele escreveu “Ele morre”.  Só isso. Nada mais. Sem fanfarras, sem metáforas, sem palavras finais brilhantes. O ponto culminante da mais influente obra da literatura dramática é “Ele morre”. Foi preciso Shakespeare, um gênio, para escrever “ele morre”.  E sempre que leio essas palavras, sou tomado por um desassossego.  Sei que é natural ficar triste. Mas não pelas palavras “ele morre”, mas pela vida que vimos antes dessas palavras.
Eu vivi todos os meus cinco atos, Mahoney. E não peço para que fique feliz com minha partida. Só peço que vire a página, continue lendo e deixe que a próxima história comece. E, se algum dia alguém perguntar por mim, conte minha vida com todo o esplendor e termine com um simples e modesto: “Ele morreu”.

5 Respostas to “A Loja Mágica de Brinquedos”

  1. Hilan Says:

    Hey eu vi este filme… nao gostei tanto! mas essa parte é demais!

  2. Maria Says:

    o filme tem várias partes com diálogos lindos… esse é um deles.

  3. Mary Says:

    Thi, obrigada! Li um texto de São Agostinho que tinha a mesma moral…. estamos tentando virar a página, continuar lendo… mas ainda dói muito!!!

    bjos e mais uma vez obrigada!

  4. José Stélio Says:

    Se alguém perguntar por mim diz que eu fui por ai.

  5. Pedro Says:

    O peso da morte é insuportavelmente indescritível… quando alguém consegue se expressar de forma bela diante dela e não apenas com consolos óbvios e protocolares é preciso tirar o chapéu…

Deixe um comentário

