Dúvida

plumas

O padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman) dá um sermão em sua paróquia.   Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em  sua peça teatral.

Padre Brendan Flyn – A mulher fazia fofoca com a amiga sobre um homem que mal conhecia. Sei que vocês nunca fizeram isso. Ela teve um sonho aquela noite. Uma mão enorme aparecia e apontava para ela. Ela se sentiu culpada na mesma hora. No dia seguinte, ela se confessou. Ela se confessou ao antigo padre, Padre O’Rourke. Ela contou tudo a ele.  Ela perguntou se fofocar era pecado. E se aquela era a mão do Todo-Poderoso apontando para ela. Ela perguntou se deveria pedir a absolvição ao padre. Perguntou se havia feito algo errado.
O padre O’Rourke disse que sim. “Sim, sua mulher ignorante. Você levantou falso testemunho contra um irmão. Você brincou com a reputação dele, e deve se envergonhar disso!”
A mulher disse que sentia muito e pediu perdão.
“Não tão rápido.” disse o Padre. “Quero que vá para casa, leve um travesseiro até o telhado, corte-o com uma faca e traga-o para mim.”
Então a mulher foi para casa, tirou um travesseiro da cama, uma faca da gaveta, foi até o telhado e apunhalou o travesseiro. Depois ela voltou ao padre.
Ele perguntou: “Cortou o travesseiro com uma faca?”
“Sim, padre.”
“E qual foi o resultado?”
“Plumas”, ela disse.
“Plumas?”, ele repetiu.
“Plumas por toda parte, padre.”
“Agora quero que você volte e recolha todas as plumas que voaram com o vento.”
Ela disse: “ Não posso fazer isso. Não sei para onde foram. Foram levadas pelo vento.”
“Isso”  disse o padre O’Rourke  “É a fofoca”.

2 Respostas to “Dúvida”

  1. Hilan Says:

    Muito esperto!

  2. Lícia Maria Says:

    Quando uma pluma chegar até mim, tomarei cuidado: desligarei os ventiladores, fecharei janelas, trancarei as portas…

Deixe um comentário